Como Escolher um Nicho Lucrativo Para Começar o Seu Negócio
Escolher o nicho de atuação é a decisão mais importante e o primeiro passo para a construção do seu negócio. Portanto, definir para qual público irá falar, facilita muito seu trabalho e evita atrair pessoas que não possuem interesse no seu conteúdo.
Eu sei que esse tema preocupa muitos empreendedores, por isso, criei esse artigo que vai te ajudar a definir um Nicho Lucrativo para começar o seu negócio em 2021.
O que é Nicho?
Antes de tudo, você precisa entender o conceito de nicho.
De forma resumida, é uma parcela da população dentro dos grandes mercados de atuação.
É um grupo de pessoas com os mesmos interesses, que possuem mesmas dores e desejos.
Como resultado, definir um nicho vai te ajudar a concentrar seus esforços no lugar certo com maior autoridade e posicionamento.
Os Principais Nichos de Mercado
Existem 4 grandes Mercados, que facilitam na hora da escolha do nicho. São eles:
– Dinheiro: Finanças, Investimentos, Renda Extra, Empreendedorismo, Carreiras, Negócios etc.
– Saúde e Bem-estar: Nutrição, receitas, exercícios físicos, beleza, auto cuidado etc.
– Relacionamentos: Casamento, sexualidade, namoro, conquista, maternidade etc.
– Estilo de Vida e Hobbies: Música, Idiomas, Viagens, Fotografia, Artesanato, Culinária, etc.
Passo a Passo Para Definir o Seu Nicho:
# Passo 1 – Faça uma Lista
Liste todos os assuntos que você possua conhecimento, habilidade ou vontade de aprender. Não esqueça de pensar em algo que ame e que também possua demanda por determinado assunto.
Mas como você deve fazer isso?
– Conhecimento/Habilidade: Em primeiro lugar, pense em algo que já conheça, saiba fazer ou tenha interesse em aprender, como por exemplo: tocar algum instrumento, falar outro idioma ou algo que já trabalhe/tenha trabalhado.
– Paixão: Em segundo lugar, pense em algo que você ame e tenha paixão pelo conteúdo. Isso também é algo fundamental, porque não adianta falar sobre um assunto que não gosta.
– Lucratividade/Demanda: Verifique se existe dinheiro circulando dentro do nicho e pessoas interessadas. Para isso, faça pesquisas no google e no youtube e identifique se já existem pessoas falando sobre esse determinado assunto.
Depois de pensar em todos esses pontos, faça uma lista de todos os temas possíveis, que se enquadrem nesses 3 tópicos.
# Passo 2 – Avalie a Oferta x Procura
Depois de listar todos os nichos possíveis, realize a pesquisa de mercado, que é essencial para gerar ideias de conteúdo e conferir a demanda e oferta dos produtos.
Portanto, faça pesquisas de palavras chaves curtas e longas no Google, Youtube, Ubersuggest e Answer The Public para entender os termos utilizados e a quantidade de buscas mensais.
– Exemplo: Caso eu tenha escolhido o nicho de Culinária, mais especificamente bolos, digitarei no Google, no Youtube, no Ubersuggest e no Answer The Public esse termo e algumas derivações dele.
Assim, as plataformas indicarão as palavras chaves mais buscadas e a quantidade de buscas mensais/anuais.
# Passo 3 – Analise Seu Avatar (Público-alvo)
Busque saber quais são as necessidades de seus clientes ideais, seus maiores desejos e dores. E também, as características comuns entre eles.
Entenda o que eles enfrentam no dia a dia, o que falta para solucionar o problema deles e como você pode ajudá-los de alguma forma.
Dessa forma, depois de identificar todas as características, encontre padrões (de compras, necessidades, objetivos) e, em seguida, crie seu avatar. Ou seja, seu personagem com todas as características do público-alvo.
Garanto que isso vai direcionar o seu negócio e seu modo de falar com os clientes.
# Passo 4 – Analise Sua Concorrência
Pesquise no mercado outras referências, ou seja, veja o que seus concorrentes têm oferecido para solucionar a dor do seu público.
Procure blogs, canais no Youtube, Instagram, páginas no Facebook e todas as fontes possíveis para identificar os conteúdos mais acessados, as dúvidas mais frequentes e as formas com que o conteúdo é passado.
Então, depois de analisar todos os detalhes, pense no que você pode se destacar, inovar e fazer de diferente.
# Passo 5 – Faça a Pesquisa de Produto
Por último, busque seu produto principal que será ofertado aos seus clientes. No caso de negócios online, você pode buscar produtos nas plataformas de afiliação, como por exemplo: Hotmart, Monetizze, Amazon, Eduzz.
Em seguida, veja se o produto é bem conceituado, se possui uma boa comissão e um valor aceitável para aquele nicho.
Mas, se você quiser saber ainda mais sobre como escolher um produto para promover, clique aqui para ler meu outro artigo.
Conclusão
A missão de escolher um nicho lucrativo para começar o seu negócio não é nada fácil. Pois, levará tempo e dedicação. Porém, será fundamental para definir o seu sucesso.
A escolha do nicho envolve conciliar o que você gosta, com o que tem conhecimento, dentro de um mercado promissor.
Em suma, escolher o nicho de mercado certo para você, pode garantir a vitória da sua empresa. Afinal, é muito mais fácil se destacar quando o público-alvo é mais específico.
Dica
Caso você ainda esteja no início dessa jornada e ainda não tenha se decidido, o Fórmula Negócio Online vai te explicar de forma muito mais aprofundada sobre como escolher um nicho de atuação.
Além disso, o Alex Vargas ensina a montar um negócio online do zero, mesmo que hoje, você não saiba absolutamente nada.
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Um grande abraço,
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Parabéns por essa matéria,está excelente! Com certeza auxiliará muitos empreendedores que não sabem como começar! 👏👏👏😍
Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado 🙂